Campanha “Valorize Nossos Artistas!”

Agora eu faço parte de um grupo de artistas no Facebook que só tem gente fera, Lucão, Fernanda, Pedro, Jady, Phellipe e entre outros. E estávamos discutindo esses dias o quão errado é usarem nossa arte por aí para divulgar marcas, páginas ou qualquer outra coisa sem a nossa autorização ou um prévio aviso.

Por isso a Aline resolveu criar uma campanha que todos nós aderimos! A campanha “Valorize Nossos Artistas!”.
Para participar basta postar a frase da campanha e usar a hashtag #valorizenossosartistas. Muitas pessoas já entraram nessa e estamos muito felizes com a divulgação! ;)

Segue abaixo o texto que a Aline escreveu para esclarecer algumas dúvidas sobre direitos autorais e etc. Muito banaca a leitura!

34

“Infelizmente está cada vez mais recorrente os casos de utilização indevida de obras no Brasil. As discussões nos grupos de artistas sobre como lidar com isso só vem aumentando.Então vamos lançar uma campanha de conscientização logo e ver se finalmente levamos à conhecimento público esta questão.

A Lei dos Direitos Autorais n° 9.160 de 19 de fevereiro de 1998, protege toda obra literária, artística ou científica no Brasil. E ela assegura desde obras de desenho, pintura, gravura, ilustrações, textos de obras literárias, artísticas ou científicas, bem como composições musicais. Isso inclui os poemas e/ou ilustrações postados pelos artistas pelo seu Instagram.

A internet é uma ótima aliada dos artistas pelo seu poder de alcance, porém, infelizmente, algumas pessoas acham que por ter acessado aquela imagem pelo seu celular ou notebook, aquela obra não se encaixa nos mesmos direitos de, digamos, um quadro pendurado em uma galeria, por isso se veem no direito de salvar a imagem, apagar assinaturas, modificar e repostar como autoras.

O artista sempre vai se sentir honrando em ver sua obra sendo repostada nas redes sociais, nossa arte quer espalhar uma mensagem e é incrível quando alguém se identifica com a nossa obra e acha tão tocante ao ponto de repostá-la. Isso não é infringir os Direitos Autorais, pelo contrário, isso dá uma injeção de ânimo no artista, mas é nessa hora que muitos acabam infringindo as leis.

Então você sempre tem que dar os créditos ao artista, e obviamente NUNCA cortar ou apagar sua assinatura. Vamos começar um movimento nas redes sociais para a denúncia de obras indevidamente utilizadas. Se você ver a obra de um artista que você conhece por ai sendo indevidamente utilizada: DENUNCIE! Avise o artista para que ele possa tomar as devidas providências.

Está junto com a gente? Espalhe essa mensagem por ai!”
Texto por Aline Albino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *