Apenas Kubrick

por Beatriz Viabone

A exposição em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som) chamada Stanley Kubrick, poderia receber algum complemento que deixasse clara a sua riqueza e originalidade como diretor de cinema. Mas, ao visitar a exposição a ideia se conclui: dispensa-se o subtítulo, já que só o nome possui a força de ser quem ele é.

IMG_3235

Instalação do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

Com dezesseis ambientes, centenas de objetos, milhares de imagens e incontáveis detalhes, a mostra nos leva a uma verdadeira imersão sensorial aos longa metragens clássicos e também aos menos conhecidos, que também reproduzem o talento de Kubrick.

IMG_3227

IMG_3230

Processed with VSCOcam with t1 preset

Na primeira, o poster de Laranja Mecânica, de 1971. Depois, a roupa usada pelo ator Malcolm McDowell no papel de Alex DeLarge. Por último, uma réplica das manequins do bar-leite Moloko.

Até mesmo quem nunca assistiu a um filme do diretor poderá reconhecer a matriz de tantas referências em clipes musicais, peças de design e também em outros filmes, todas originais da mente brilhante desse, porque não, “Iluminado” diretor.

IMG_3223

IMG_3224

Acima, poster do filme “Lolita”, de 1962. Abaixo, a instalação do clássico óculos de coração, com trechos do filme.

Os três filmes mais conhecidos, e também mais replicados por aí, ganharam três salas distintas. As salas de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980) não só expõem os objetos, como criam um ambiente único, que despertam a curiosidade de quem não conhece os filmes e faz aqueles que já são fãs lembrarem porque admiram Stanley Kubrick.

IMG_3232

IMG_3231

IMG_3233

Primeiro, os vestidos originais usados pelas gêmeas aterrorizantes. Depois, a máquina de escrever usada pelo ator Jack Nicholson, no papel de Jack Torrance. E, por último, Jack Torrance no clássico baile no hotel Overlook.

E de um todo, não há como resumir. Trata-se de, apenas Kubrick.

Serviço:

Quando: Até 12 de janeiro de 2014. Terças a sextas, das 12h às 21h; sábados das 10h às 22h; domingos e feriados das 11h às 20h.

Quanto: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Ingressos para a mesma data da visitação à venda nos horários: quartas às sexta-feiras, das 12h às 20h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 19h. Terças-feiras: Ingresso gratuito.

Onde: MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Atenção: a bilheteria do MIS fecha 1h antes do término do horário de visitação.

Um comentário sobre “Apenas Kubrick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *